sábado, 13 de abril de 2013

Jabuticabeira Branca

Hoje comprei uma Jabuticabeira Branca, esta planta está em extinção inclusive alguns livros confirmam que não existam mais no território brasileiro, mas hoje consegui um muda desta planta tão preciosa. Ela está com 3 anos de vida e creio que aos 6 anos deve está frutificando para o bem da espécie. Estes frutos raros severviram para um plantiu e dar continuidade a jabuticabeira Branca. segue a foto que tirei hoje da planta tão especial.

domingo, 7 de abril de 2013

Festival da Jabuticaba em Sabará-MG




A cidade de Sabará é conhecida como a terra da jabuticaba, tem por tradição realizar o festival da jabuticaba sempre no último trimestre do ano devido à floração dos pés de jabuticaba e sua alta produção neste período. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura de Sabará, o evento é feito na cidade há 26 anos.

Através do Decreto Nº 2079/2008  o Festival da Jabuticaba de Sabará foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural, proposto pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural e Natural de Sabará.

No festival, produtores vendem a fruta in natura e derivados, como licor, vinho, geleia e molhos, além de pratos que têm a jabuticaba como ingrediente. O Festival da jabuticaba é o maior evento da nossa cidade, aliando Cultura e sabor, atraindo milhares de turistas, divulgando e movimentando a economia do município.

 
 
Produtos Artesanais- SABOR DA TERRA.
 
 
 
Ganhadores do Festival da Jabuticaba em Sabará-MG
 
 

sábado, 6 de abril de 2013

CAIPICABA, Caipirinha de Jabuticaba.

Uma boa caipirinha brasileira ninguém resiste, mas uma caipirinha com frutas exóticas e 100% brasileiras é de dar água na boca, a nossa famosa caipirinha é feita com Limão, açúcar, gelo e uma boa cachaça, porém há uma grande diversidade de combinações que define outros sabores bem brasileiros, como a "CAIPICABA" Caipirinha ou Caipivodka com Jabuticaba, que é muito aceita no bares e restaurantes de todo Brasil. Este sabor vem foi descoberto a mais de 400 anos quando os Índios tupi guaranis utilizavam a "Jabuticaba" como produtos fermentados para fazer suas bebidas alcoólicas das suas tribos. Porém vai aqui uma boa dica de com fazer uma boa CAIPICABA, desfrute de um produto genuinamente brasileiro.

terça-feira, 2 de abril de 2013

VARIEDADES DE JABUTICABAS

      A Jabuticaba uma fruta originária da região sudeste do Brasil, apresenta uma grande variedade que de sua espécie que vai da tonalidade preta até a de cor branca, sendo esta última mais rara devido sua tonalidade esverdeada por parecer que não amadurecia nunca, seu produtores cortavam por falta de conhecimento. Hoje a Jabuticaba aureana (Jabuticaba branca) está em extinção, podemos ainda encontrar nas regiões de Minas Gerais, mais precisamente em Sabará, Ouro Preto e Viçosa, também encontra-se pouco na região de São Paulo.

Jabuticaba Branca (Myrciaria Aureana)
Foto: Livro Frutas Brasil Frutas - Silvestre Silva
 
 
     Existem outras espécies de Jabuticaba que predominam o sabor, a textura e a semelhança de nascer juntinhas e grudadas, mais diferenciam na tonalidade, com intensa coloração amarelo-ouro, cresce preso aos galhos e troncos como a jabuticaba, que aliás é da mesma família (Myrtaceae), tanto que um dos nomes populares deste frutinho é jabuticaba-amarela. Sua polpa é adocicada e levemente ácida, e seu nome “cabeludinha” se deve a textura aveludada dos frutos e folhas, difenciam por ter a fruta cabeluda e as folhas compridas e robustas, aproximando da folha do Jambeiro, também
encontra-se no sul e sudeste do Brasil.

 
Jabuticaba Amarela (Cabeludinha)- (Plínia glomerata)

segunda-feira, 1 de abril de 2013