domingo, 31 de março de 2013

O PODER DE CURA.


A JABUTICABA SABARÁ  consumida frequentemente in natura ou produtos obtidos a partir de seu processamento como geleias, licores, vinhos, bombons, etc. Combate as seguintes doenças:

·         Câncer,

·         Colesterol,

·         Diabetes,

·         Doenças do Coração,

·         Inflamação da pele,

·         Queda de cabelo,

·         Reumatismo.

 

o  O Chá da casca é usado no tratamento da diarreia e disenteria. O cozimento, para uso externo no caso de erisipela. O bagaço dos frutos é adstringente, sendo usado em cozimento para o combate de diarreias e em gargarejos para os casos de amidalite crônica.
 o  A entrecasca do tronco (a película transparente que fica entre a casca e o tronco) é considerada como um bom remédio contra a asma.

 

BENEFÍCIOS DA JABUTICABA SABARÁ


Estudos epidemiológicos sugerem que um alto consumo de alimentos ricos em antioxidantes naturais aumenta a capacidade antioxidante do plasma, e reduz o risco de alguns cânceres, acidente vascular cerebral, doenças coronarianas e algumas doenças relacionadas à idade.

 

Agora vamos contar um pouquinho de seus benefícios para quem a consome:

o  Na polpa (a parte branquinha do fruto) nós encontramos fósforo, ferro, vitamina C e niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ainda nos ajuda a eliminar toxinas.
o  Na casca que nos encontramos as antocianinas e pectina. É benéfica como fonte antioxidante, ajudando a eliminar os radicais livres do corpo. Já a pectina para diminuir os níveis de colesterol em (100g de jabuticaba possui cerca de 45 calorias).

o Se a maior concentração de antocianinas está na casca, não dá para você simplesmente cuspi-la. A saída, sugerida pelos especialistas, é batê-la no preparo de sucos ou usá-la em geleias, licores, bombons, etc.
o  Os sucos: Misturar a jabuticaba com o abacaxi resulta numa bebida azulada, já algumas gotas de limão deixam o suco avermelhado.


BENEFÍCIOS DA JABUTICABA SABARÁ


Esse tesouro de Minas Gerais foi parar nos laboratórios da Universidade de Campinas. A casca da JABUTICABA SABARÁ foi transformada num pó e oferecida a dieta de ratos para avaliar as propriedades nutritivas.
“Resultou em uma diminuição de 50% do colesterol do sangue desses animais, uma redução de 10% da glicemia e a diminuição de 30% dos radicais livres do sangue desses animais”, afirmou o pesquisador da Unicamp Mário Maróstica.

“A quantidade para o ser humano de forma bem prática, de 10 a 15 jabuticabas inteiras, com a casca, por dia, que daria mais ou menos ao redor de 100 gramas”, disse Mário Maróstica.

 A pesquisadora e química Daniela Brotto Terci da Unicamp descobriu que a JABUTICABA SABARÁ tem um alto teor de antocianinas, veja a comparação abaixo:
FRUTA                                                   Miligrama de Antocianinas
JABUTICABA                                         314 mg
AMORA                                                  290 mg
UVA                                                        227 mg
 

HISTÓRIA DA JABUTICABA

 HISTÓRIA DA JABUTICABA


A jabuticaba é uma fruta conhecida há mais de 400 anos, “Foi o primeiro fruto indígena a ser introduzido em pomares” Por ser nativa da mata atlântica, ela tem nome de origem tupi guarani, os índios a chamavam de IAPOTI’KABA, cujo significado quer dizer "fruta  em botão".


A jabuticabeira, pertencente à família das Myrtaceae é uma planta 100% brasileira.

Podendo ser encontrada desde o Estado do Pará até o do Rio Grande do Sul, e também em outros países como Bolívia, Argentina, Uruguai e Peru. Contudo, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo que ocorrem as maiores produções.
As duas espécies mais cultivadas de jabuticaba são: A JABUTICABA SABARÁ (Myrciaria jaboticaba Vell. Berg) e a JABUTICABA PAULISTA (Myrciaria cauliflora (DC.) Berg) Existem mais de doze variedades de jabuticabas.